28 de Abril de 2024

00: 00 00

Com expectativa de recorde, Pesca Juvenil abre quarto dia de emoções do FIPe 40

Publicado em 07/07/2023

O quarto dia de emoções do 40º Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres – FIPe, começou com a abertura da pesca de praia categoria Juvenil, para crianças de 10 a 12 anos.

Nessa competição as crianças vivenciam desde cedo a emoção de pescar e soltar o peixe no seu habitat natural.

Nas primeiras horas da manhã  um batalhão de meninos e meninas vestidos de verde, uma das cores do Pantanal, já se concentrava no pátio da Sematur esperando a descida  para a praia do Daveron, local da competição.

“Para eles a emoção de soltar um peixe é muito maior que fisgá-lo. É a pedagogia da preservação, a celebração da vida”, observou a prefeita Eliene Liberato Dias.

Sob o olhar atento dos pais, a prefeita Eliene abriu oficialmente a prova às 08 horas. O cerimonial foi traduzido em Libras pela interprete Patrícia Rodrigues.

Esse ano a categoria foi dividida em duas baterias, 500 participantes pela manhã e outros 500 na parte da tarde, com início às 14 horas. “Se todos inscritos participarem poderemos ter o recorde desta categoria no RankBrasil”, previu Liberato Dias.

Para o secretário Cláudio Henrique Donatoni, o pescar e soltar após a pesagem e medição dos peixes traduz o real sentimento do pescador que vai praticar o esporte por amor. “ É a  valorização e preservação das espécies. É a sustentabilidade do manancial pesqueiro para as futuras gerações”, definiu Donatoni.

O secretário agradeceu a comissão de arbitragem e os fiscais da Guarda Mirim, Lobo Guará, Secretaria Municipal de Educação, IFMT Campus Cáceres, Rotary, Guarda Municipal, Marinha e Corpo de Bombeiros quer atuaram nesta prova.

Cláudio Henrique informou que o cerimonial de entrega dos prêmios desta categoria vai ser às 17 horas na Sematur com a presença da prefeita Eliene e do Ministro da Pesca, André de Paula.