28 de Abril de 2024

00: 00 00

Cáceres recebe a exposição Arquitetura Religiosa de Mato Grosso

Publicado em 28/07/2023

Autor: Assessoria

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel -MT), o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MAS-MT), a Prefeitura Municipal de Cáceres, a Secretaria de Turismo e Cultura de Cáceres, o Museu Emília Darci de Souza Cuyabano e a Ação Cultural convidam para a abertura da exposição “Arquitetura Religiosa de Mato Grosso”, composta por 40 obras em técnicas mistas do artista e arquiteto Carlos Pina, que retratam edifícios religiosos de Mato Grosso desde o século XVIII até o presente.

Conforme o curador da exposição, Robinson de Carvalho Araújo, Arquiteto, e Urbanista e Superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico e Museológico, o estado tem sido, desde sua origem, marcado pela construção de edifícios religiosos que definem a paisagem local a partir de uma extraordinária riqueza de elementos arquitetônicos.

Viviene Lozi, Diretora da Ação Cultural, diz que “essa exposição é importante por apresentar e transmitir significados da arquitetura de Mato Grosso, simbólicos, religiosos, enquanto patrimônio cultural significativos que trazem a sua materialidade e imaterialidade,  além da sua importância comunitária, que fornece serviços sociais e são pontos de encontros para membros da comunidade religiosa, e por serem destinos turísticos populares”.

Carlos Pina é natural de Cuiabá-MT, graduado em Arquitetura e Urbanismo e especialista em Iluminação e Design de Interiores. A sua maior inspiração vem das paisagens urbanas, apresentadas de forma artística e visual, utilizando técnicas mistas em aquarela, grafite, lápis aquarelado e marcadores sobre papel. Nos revestimentos cerâmicos marcadores e verniz fixador em spray sobre cerâmica. A exposição também conta com dois trabalhos em pirogravura sobre madeira.

 

Exposição: Arquitetura Religiosa de Mato Grosso
Curadoria: Robinson de Carvalho Araújo
Artista: Carlos Pina
Abertura: 03 de Agosto de 2023 às 20h
Período: de 03 de agosto a 15 setembro de 2023
Local: Museu Emília Darci de Souza Cuyabano (Museu Histórico Municipal de Cáceres)
Endereço: Rua Riachuelo, 399, Cavalhada I, Cáceres - MT.
Horários: De Segunda a Sexta de 7h às 11h e de 13h às 17h
Ingressos: Gratuito
Técnicas: Mista

Comentários (0)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Seu comentário aguardará aprovação antes de ser publicado no site