28 de Abril de 2024

00: 00 00

CCJ aprova uso de fundo de calamidade na recuperação de solo da agricultura familiar

Publicado em 07/08/2023

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que permite o uso de recursos do Fundo Especial para Calamidades Públicas (Funcap) na recuperação de solos ou investimentos produtivos em propriedades da agricultura familiar afetadas por desastre, como enchentes.

Projeto de Lei 1220/11 é oriundo do Senado e foi aprovado com parecer favorável do relator, deputado Pedro Aihara (Patriota-MG).

“Essa proposta vai no sentido de possibilitar que o Funcap também seja utilizado no socorro a agricultores familiares atingidos por desastres naturais. Essa é uma realidade que a gente vive, infelizmente, no Brasil, de forma reiterada. Temos lutado bastante aqui na Câmara para mudar essa situação”, disse Aihara.

O deputado também recomendou a aprovação da emenda que proíbe a aplicação dos recursos do Funcap na recuperação de atividades econômicas em áreas de preservação permanente. A emenda foi incluída no texto pela Comissão da Amazônia, que analisou a proposta anteriormente.

O texto aprovado insere as medidas na Lei 12.340/10, que criou o Funcap. Administrado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, o fundo público financia ações de reconstrução de áreas em situação de emergência ou estado de calamidade pública.

Tramitação
Devido a mudanças na Câmara, o projeto retorna para análise do Senado.